domingo, 18 de março de 2012

EXPERIÊNCIAS GIRAS NA SALA DE AULA - E B 1 de ESTOMBAR

No dia doze de março, fizemos uma nova experiência. O objetivo foi compreender que o ar que nos cerca é composto por vários gases, sendo um deles, o oxigénio que nós respiramos.
Para esta experiência a professora Armanda do 2º ciclo trouxe: duas tinas de vidro; dois copos de vidro; duas velas; fósforos e água. Como nós somos muitos, assim fizemos duas experiências em simultâneo: assim todos pudemos ver bem o que se ia passando.
Inicialmente a professora pôs em cima das nossas mesas de trabalho as pequenas tinas transparentes e despejou para lá um pouco de água: encheu, mais ou menos, até um quarto ou um quinto da sua capacidade. Depois pôs uma vela no meio de cada tina. Deitou também na água, um pouco de anilina azul, para que a água ficasse um pouco azulada, como a água dos oceanos. Logo a seguir acendeu as velas. E de seguida, pediu a um menino que colocasse um frasco de vidro na tina, com o gargalo para baixo, de forma a tapar as velas. Que vimos?
A pouco e pouco, vimos que a água que estava nas tinas começou a entrar para dentro do frasco e que, quando a vela se apagou, a água também deixou de subir. Primeiro: compreendemos que a vela se apagou, porque não havia mais oxigénio dentro do frasco. Depois, perante a pergunta, porque é que a água não subiu toda para o frasco, houve várias respostas, mas … não soubemos explicar bem porquê.
A professora Armanda voltou então a fazer a experiência, mas desta vez com mais água na tina. Mas antes marcou no frasco, a altura a que a água ficou no frasco. E aconteceu a mesma coisa. A água parou de subir, quando a vela se apagou, tendo só entrado a mesma quantidade de água para o frasco. E aí percebemos que não tinha entrado mais água, porque não havia mais espaço: a água foi ocupando (foi subindo) o espaço que antes tinha sido ocupado pelo oxigénio. Logo, percebemos que:
- Sem oxigénio, não há combustão.
- O ar ocupa espaço (a água não subiu mais, porque não tinha mais espaço por onde subir, tendo só ocupado o espaço do oxigénio).
Para finalizar a atividade, registámos a experiência, preenchendo uma ficha.
                                                    E B 1 de Estombar, Turma E3 - 3º ano (profª Clotilde)