domingo, 18 de novembro de 2012

NO TEMPO DAS CASTANHAS ASSADAS


No dia 12 de novembro,  nós,  alunos da E B 1de Estombar e os meninos do Jardim de Infância de Estombar, comemoramos o Dia de S. Martinho comendo castanhas assadas e cozidas. De manhã, trabalhámos nas salas de aula, falámos sobre o S. Martinho e sobre as castanhas. Cada turma também fez um cartucho, que foi decorado com desenhos e pintado ao nosso gosto.

Na parte da tarde fizemos o Magusto na escola. Viemos para o recreio. Fizemos várias rodas e depois sentámo-nos todos no chão, prontos para recebermos as castanhas. Não fizemos uma fogueira, pois não tínhamos caruma para fazermos o fogo. As castanhas foram trazidas já prontas da Escola EB2/3 professor João Cónim. Algumas foram cozidas e outras assadas. Nós comemos algumas castanhas cozidas, mas gostámos mais das castanhas assadas. No fim, já estávamos todos cheios e depois fomos brincar um pouco com os nossos colegas.

E tal como diz a lenda de S: Martinho, o dia estava muito bonito, até parecia verão…
                                                                               Escola de E B 1 de Estombar





 
 
 
Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo da E B 1/J I de  Parchal participaram no magusto da E B 2,3 de Parchal. Com os cartuchos bem decorados preparam-se, em fila, para receber as castanhas assadas pelos alunos da turma CEF.